BIO - Vida
LOGO - o planeta não viverá sem eles...

Para participar deste blog, basta clicar logo abaixo em "Participar desse site" cadastrar seu email e confirmar. Assim, sempre que eu atualiza-lo você ficará sabendo.
Segue ai, vale a pena...
Esse é um espaço que quero compartilhar com aqueles que gostam da natureza.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tartaruga da Orelha Vermelha

Todos sabem da minha paixão por tartarugas e eu não poderia deixar de falar sobre elas aqui no blog. 

Antes de qualquer coisa vamos tirar a dúvida na questão:
Qual a diferença entre Jabuti - Tartaruga e Cágado
Bem na verdade, chamamos todos de tartaruga, mas tem diferença...

Esse é o Jabuti.São animais que possuem uma carapaça bem arqueada  e pernas grossas. São onívoros. São exclusivamente Terrestres. Não gostam de água.


Tartarugas: São animais com carapaça mais achatada, nadadeiras em vez de patas e seu pescoço é curto. São onívoras, alimentam-se de vegetais. São exclusivamente Marinhas. 


E os Cágados: Animais de carapaça ovalada, pouca coisa mais alta de que as tartarugas e mais baixo que o jabuti, sua patas possuem dedos e entre eles uma membrana para facilitar a natação. Seu pescoço é comprido. São de água doce e terrestre, na água alimentam-se e fogem de predadores, na terra tomam sol. São Carnívoros.

A Tartaruga de Orelha vermelha
É o animal de estimação mais conhecido entre as tartarugas, mas na verdade ela é um cágado. Originaria dos Estados Unidos, hoje esta proibida sua importação pelo IBAMA, mas no Brasil já existem muitas pessoas criando essa espécie em cativeiro. Por serem carnívoras, alimentam-se de pequenos crustáceos, peixes e insetos, eu costumo ministrar carne moída crua, mas a ração própria é a mais indicada, pois contém  todas as substancias necessárias para um bom crescimento e tempo de vida. Elas necessitam muito do banho de sol para que sua carapaça absorva vitamina D. Não possuem dentes, mas tem uma mordida bem forte, por isso não é muito bom o manuseio por pessoas desconhecidas do animal. Elas podem se tornar doceis, mas não quer dizer que você poderá ficar com elas no colo por um longo período, elas precisam da água para se refrescar, comer e fazer exercício. Lembre-se, elas são pulmonadas, respiram oxigênio, portanto o local que você irá deixar seu animal deve ser adequado para que elas possam sair da água para respirar. Esse animal precisa de um clima quente e ameno, com sol, quando chega o inverno se estiverem em aquários precisa ser colocado um aquecedor, se estiverem ao ar livre precisa de cuidados redobrados, pois elas podem hibernar com o frio e com isso se afogarem no fundo do lago ou tanque, para isso se for um espaço que possa cobrir ou retira- las durante a noite da água...
 Esse é o tanque onde ficam minhas tartarugas. São 04 - Manjuba - Eiprel (machos) Baby e Teca (fêmeas). Fizemos uma cachoeira para circular e oxigenar a água, enfeitamos com plantas e pedras e dentro do tanque  colocamos aguapés (que os animais também podem comer. Podem ver que o sol é frequente e uma rampa de acesso para entrada e saída dos animais.
Aqui a Manjuba posando para foto. Esta tem 21 anos, a Eiprel 20, Baby e Teca como ganhei já grandes, não sei bem certo quantos anos elas tem, mas pelo tamanho uns 17/18 anos.

Eu uso esta ração para meus animais, pois a Mix já vem misturada, Gammarus lacustris (crutáceos) e saborosos sticks enriquecidos com vitaminas e minerais.